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A comunicação é a chave do.

Sucesso.

A comunicação é a chave do sucesso em todas as relações humanas. E por que não nos negócios? Problemas de comunicação nas empresas podem trazer prejuízos como clima organizacional ruim, turnover e até danos financeiros. 

Assim como cada região e país cria sua própria forma de se comunicar, as empresas também precisam encontrar o tom e a forma correta de fazer isso. 

Uma comunicação eficaz cria união, engajamento, motivação e mais produtividade.

E falando em produtividade, um estudo da Right Management, com mais de 30 mil pessoas de 15 países diferentes — entre eles o Brasil — mostrou que profissionais motivados são 50% mais produtivos.

Neste artigo de hoje você vai conhecer os 4 principais problemas de comunicação nas empresas e como solucioná-los. Vamos lá?

4 principais problemas de comunicação nas empresas

1️⃣ Falta de clareza sobre os objetivos

Propósito é aquilo que guia as pessoas em tudo que elas fazem. Seus colaboradores sabem o que estão fazendo e o porquê? Se não, esse é um dos grandes problemas de comunicação interna da sua empresa.


2️⃣ Reuniões sem propósito

Com a transição do trabalho presencial para o trabalho remoto ou híbrido, tudo pode ser motivo para reuniões ou chamadas de vídeo. Mas, no final, as pessoas saem sem entender o porquê daquele papo.

Esse é mais uns grandes problemas de comunicação nas empresas. E esse ponto está muito relacionado ao tópico anterior, sobre objetivos.


3️⃣ Excesso de e-mails e mensagens instantâneas

Se você pensa que apenas a comunicação nas apresentações, reuniões e encontros presenciais deve ser considerada, chegou a hora de repensar isso.


4️⃣ Ausência de feedbacks

Esse tópico sobre feedbacks não poderia ficar de fora de um assunto como problemas de comunicação nas empresas

Se há uma coisa que os funcionários gostam e necessitam é de serem ouvidos. Os funcionários desejam que as suas opiniões sejam ouvidas e consideradas no ambiente de trabalho. 

Criar uma cultura de feedbacks, fará com que a comunicação seja um importante elemento no seu negócio. Essas práticas são fundamentais para o que chamamos de gestão humanizada.

conclusão

A comunicação interna é um fator de extrema relevância nas organizações. Um bom relacionamento entre as pessoas no ambiente de trabalho é essencial para um bom clima organizacional, trazendo leveza, construindo um ambiente mais agradável, gerando equipes engajadas, podendo produzir muito e trazer resultados ainda mais lucrativos para o seu negócio, e diminuindo a rotatividade constante de colaboradores. A alta rotatividade de funcionários em uma organização, além de gerar um alto custo, também dificulta o engajamento dos colaboradores.

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